Steven Anthony "Steve" Ballmer, nascido em Detroit, 24 de março de 1956, é presidente executivo da Microsoft desde 21 de julho de 1998, e amigo de seu fundador, Bill Gates.
Ballmer iniciou as suas funções na Microsoft em 1979, tendo sido o primeiro diretor administrativo a ser contratado por Bill Gates. Desde então, capacidade de liderança e empenho absoluto de Ballmer passaram a constituir a imagem de marca da sua presença na empresa. Nos últimos 20 anos, Ballmer presidiu a várias divisões da Microsoft, incluindo os departamentos de operações, desenvolvimento de sistemas operacionais, vendas e suporte.
Em Julho de 1998, Steve Ballmer foi promovido a Presidente, um cargo que conferiu uma responsabilidade diária na gestão da Microsoft. Tendo sido nomeado Presidente do Conselho de Administração em Janeiro de 2000, assumiu a responsabilidade pela gestão global da empresa, o que inclui cumprir as metas traçadas na missão da empresa cujo objetivo passa por viabilizar a concretização de todo o potencial de pessoas e empresas à escala mundial.
Em conjunto com Bill Gates e restantes chefias técnicas e empresariais da empresa, Steve Ballmer está empenhado em dar continuidade aos esforços de inovação e liderança da Microsoft nos sete ramos de atividade que compõem a empresa. O objetivo fundamental da Microsoft consiste em fornecer uma plataforma integrada que possibilite uma utilização sem dificuldades de uma vasta gama de serviços e dispositivos informáticos e para outros fins.
Em 2012 a Revista Forbes classificou Steve Ballmer como a 44° pessoa mais rica do mundo, com 15,7 bilhões de dólares.
Em 28 de abril de 2010, o presidente executivo da Microsoft, fez uma apresentação para docentes e estudantes, no auditório Guarnieri da Universidade de São Paulo. Durante cerca de 1h, Ballmer apresentou temas atuais da informática, como Cloud Computing e inovações na área de computação.
Steve em sua apresentação na USP |
Steve também fez na mesma época, uma entrevista a rede de televisão Globo News e comentou sobre o avanço do Brasil com relação as modernidades tecnológicas. Confira o vídeo abaixo: